terça-feira, 20 de janeiro de 2009

20-01-2009

Carta do dia:

12 o Dependurado

Esta é uma das Cartas do Tarot que mais provoca em mim uma reacção negativa. No entanto, racionalizando, vejo que tudo não passa de receio.

Na verdade, o Enforcado não nos diz que algo de mau vem aí... apenas nos mostra como nós próprios nos limitamos. Reparem: as mãos atrás das costa e a perna que tem livre está colocada atrás da que está presa.

Ele não está suficientemente preso pelas cordas para que não se possa libertar. Apenas está numa inércia tal que não lhe permite cortar a fraca amarra que o prende.

Até que ponto não somos iguais? Até que ponto não usamos como desculpa os pequenos obstáculos com que nos deparamos para não avançarmos?

Há uns anos estive a fazer voluntariado numa colónia de férias que se destinava maioritariamente a crianças que nunca tinham visto o mar. Era numa praiazinha pequenina "meia dúzia de metros quadrados" de areia. Mas para aquelas crianças, aquela era a melhor praia do mundo: enorme, maravilhosa...

Até que ponto não somos estas crianças? Até que ponto não vimos os nossos problemas como enormes e intransponíveis?

"Apenas para a morte não há solução" é uma máxima que se diz em minha casa com regularidade. E é verdade! Enquanto estamos vivos, podemos lutar. Seja contra o que for!! Podemos até perder a batalha mas temos obrigação de nos libertarmos de limitações e receios e lutar.

Usemos as nossas mãos para libertar os nossos passos e caminhemos.