sábado, 17 de janeiro de 2009

17-01-2009



Carta do dia:

Que carta rege o dia de hoje?

A Temperança.
O 14º Arcano Maior.

Este carcano está sobre a água, e apesar de um dos seus pés estar ligeiramente submerso por ela, o que é certo é que é a única parte do corpo que toca em água.

Mesmo as mãos, que vertem duas taças de água, uma para a outra (num movimento que nos indica continuidade e repetição), não tocam na água.

Sendo a água, como já referi anteriormente, a representação dos sentimentos, esta Carta indica-nos a necessidade de nos afastarmos um pouco para que possamos ver melhor o que realmente temos à frente. Para lidar com a água e podermos "arrumá-la" é necessário que não estejamos dentro dela ou até submersos por ela.

Devemos ter o cuidado e a atenção de pegarmos apenas num pouco de cada vez e lidarmos com ela. Com eles.

Mas há mais: esta é uma Carta em que "equilíbrio" é a palavra de ordem.

Quer isto dizer que há duas forças que naturalmente não se ligam/harmonizam e que se torna necessário colocá-las em harmonia.

Se atentarmos nas vestes da figura, reparamos que as suas roupas são virginais, não havendo aqui qualquer tipo de sensualidade ou sexualidade. O desejo está afastado (coberto pelas vestes) e apenas se permite libertar sentimentos de calma e serenidade, com um toque elevado de racionalidade.

O maior conselho que A Temperança nos dá é que cuidemos pelo domínio da vontade racional e que limitemos os impulsos.

Se seguirmos estes caminhos e equilibrarmos as águas, lidando com apenas uma parte de cada vez, teremos o retorno.

É ainda uma mensagem da Temperança que dividamos o que é "urgente" do que é "importante".
Aspectos urgentes, surgem-nos diariamente, em catadupa. Mas apenas alguns deles são verdadeiramente importantes. Se dividirmos esses aspectos nestas duas categorias, podemos recuperar o controlo da nossa vida.

Quantas coisas urgentes resolvemos ontem e que não eram verdadeiramente importantes?
E quantas coisas importantes ficaram para trás porque não eram "urgentes"?

Não temos de as perder para usufruir.
A vida é nossa, tomemos o seu controlo!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

16-01-2009


Carta do dia:

9 de OuRos

Para analisarmos esta carta, que rege o dia de hoje, devemos atentar nas suas diversas características.

Antes de mais, o seu número, o 9.
O número 9 é o número regido pelo signo de Sagitário e o seu elemento é o Fogo.
Isto diz-nos então que o dia de hoje deverá ser um dia intenso e dinâmico (como o Fogo) e com propensão à mutabilidade e instabilidade, tal como o Sagitário.

Ouros é o naipe do primeiro grau de evolução, caracterizando-se pela realização integral com o mundo externo. A apreensão material de algo. Obtenção de dinheiro, contacto físico com alguém... tudo o que é palpável, no naipe de Ouros, é obtido. Não há aqui qualquer envolvimento sentimental ou emocional. Tudo é racional, objectivo e prático.

O 9 é um número de recompensa e desenvolvimento.

Esta Carta é representada por uma mulher que se apresenta calma, com uma expressão de satisfação, ornamentada com vestes ricas e muitas vezes acompanhada por um pequeno pássaro que repousa pousado na sua mão. Ela está ao lado de arbustos que lembram uma vinha e onde se encontram algumas moedas de ouros.

É então uma Carta que representa o sucesso obtido e, mais profundo ainda, representa o sentimento que advém desta conquista e de auto-satisfação pelos resultados obtidos em consequência do trabalho realizado.

Carta de recompensa e realização aos nossos próprios olhos onde a satisfação não depende de nada nem de ninguém: apenas de nós e do nosso trabalho. E por isso mesmo que só por nós pode ser destruída.

Por isso hoje é um dia que devemos dedicar a nós. A olarmos para o que fizemos e colhermos os frutos.

Hoje o dia é nosso.

O bom foi conquistado por nós, o mau é consequência dos nossos actos.
Felizmente agimos melhor do que pior e por isso devemos esperar resultados positivos.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

15-01-2009


Carta do dia:

17 - A Estrela

A Carta que rege o dia de hoje é "A Estrela", o número 17 dos Arcanos Maiores.
Seguindo a Torre (cujas palavras-chave são ruptura, dor, desilusão e dissolução) a Estrela é, como o próprio nome indica, uma luz que brilha ao longe e nos permite ver o que antes estava escondido pela sombra.

A grande maioria dos baralhos de Tarot retrata esta carta com uma mulher desnudada que se encontra à beira de um lago, com uma ânfora em cada mão, despejando a água que elas contêm, uma sobre a terra, a outra, mais intensa, para o lago.

A água representa aqui a intuição e, ao ser deitada sobre a terra (símbolo de racionalidade) ela diz-nos que a nossa sensiblidade influencia também a nossa racionalidade mas, tal como na imagem, em menor quantidade que o lago.

Este lago, uma grande quantidade de água serena, é o contraponto da terra (racionalidade) logo, representa aqui as nossas emoções. Ele ensina-nos que só estamos prontos a receber as orientações que a intuição tem para nos dar se as nossas emoções estiverem como o lago: serenas.

Se não estiverem, não temos como distinguir intuição de ilusão e podemos guiar-nos por orientações que são, no fundo, resultado da nossa própria vontade inconsciente.

Assim, A Estrela coloca-nos uma questão: estaremos preparados para receber este conhecimento imediato (que não necessita de qualquer intervenção da lógica e da razão)?

O facto de a mulher representada estar desnudada relembra-nos a necessidade de nos despojarmos de pudores, receios e limitações (que, como a roupa, muitas vezes nos são auto-impostas) e nos libertarmos para ver este novo brilho que tem lugar na nossa vida e receber este novo caminho que nos é apresentado.

Mas há mais, esta Carta é acompanhada de um intenso sentimento de serenidade (fundamentado por uma fé absoluta, ainda que inconsciente) e que ao redobrar a nossa confiança, afasta a ansiedade.

O caminho que temos à nossa frente é melhor do que aquele de onde vimos (a Torre - destruição, dor e dissolução).

Lembremo-nos ainda de que cada Estrela que existe na nossa vida, é uma inspiração e que pode surgir de diversas formas... um amigo que nos orienta, um acontecimento que nos inspira...

Hoje é um dia de serenidade, de calma, de confiança.
Vamos parar um pouco, respirar fundo e preprar-nos para seguir as orientações que estão à nossa espera

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

14-01-2009

Carta do dia:

5 de Ouros

Esta carta transmite-nos uma sensação de abandono, de exclusão. Como se a nossa vida se encontrasse num bloqueio em que não surgem novas oportunidades e em que a realidade que enfrentamos é caracterizada pelas dificuldades financeiras.

Estamos envoltos num frio que não descansa.

No entanto, como em qualquer carta do Tarot, o 5 de Ouros deixa-nos também uma questão.
Será que estamos a avaliar de forma justa o que temos?

O 5 de Ouros não nos diz que não existem oportunidades.
Diz-nos sim que estamos fora delas.
As oportunidades existem e estão-nos reservadas mas, para as abraçarmos, temos de as ver.
Muitas vezes o problema surge logo na avaliação.
Estamos tristes, com baixa auto-estima e esse sentimento influencia a avaliação que fazemos de tudo aquilo com que nos deparamos.

Depois do 4 de Ouros (uma carta de força em que as atitudes são tomadas com consciência, em autonomia e com alguma inflexibilidade quanto a meios alheios), o 5 de Ouros lembra-nos que não podemos ter tudo e ser tudo, sozinhos.

Precisamos da Sociedade para atingir resultados.
E precisamos de gostar de nós e de nos aceitar para vivermos com mais força interior e em equilíbrio.
Pois só assim podemos avaliar com justiça e em verdade o que está à nossa frente, à espera.