quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

15-01-2009


Carta do dia:

17 - A Estrela

A Carta que rege o dia de hoje é "A Estrela", o número 17 dos Arcanos Maiores.
Seguindo a Torre (cujas palavras-chave são ruptura, dor, desilusão e dissolução) a Estrela é, como o próprio nome indica, uma luz que brilha ao longe e nos permite ver o que antes estava escondido pela sombra.

A grande maioria dos baralhos de Tarot retrata esta carta com uma mulher desnudada que se encontra à beira de um lago, com uma ânfora em cada mão, despejando a água que elas contêm, uma sobre a terra, a outra, mais intensa, para o lago.

A água representa aqui a intuição e, ao ser deitada sobre a terra (símbolo de racionalidade) ela diz-nos que a nossa sensiblidade influencia também a nossa racionalidade mas, tal como na imagem, em menor quantidade que o lago.

Este lago, uma grande quantidade de água serena, é o contraponto da terra (racionalidade) logo, representa aqui as nossas emoções. Ele ensina-nos que só estamos prontos a receber as orientações que a intuição tem para nos dar se as nossas emoções estiverem como o lago: serenas.

Se não estiverem, não temos como distinguir intuição de ilusão e podemos guiar-nos por orientações que são, no fundo, resultado da nossa própria vontade inconsciente.

Assim, A Estrela coloca-nos uma questão: estaremos preparados para receber este conhecimento imediato (que não necessita de qualquer intervenção da lógica e da razão)?

O facto de a mulher representada estar desnudada relembra-nos a necessidade de nos despojarmos de pudores, receios e limitações (que, como a roupa, muitas vezes nos são auto-impostas) e nos libertarmos para ver este novo brilho que tem lugar na nossa vida e receber este novo caminho que nos é apresentado.

Mas há mais, esta Carta é acompanhada de um intenso sentimento de serenidade (fundamentado por uma fé absoluta, ainda que inconsciente) e que ao redobrar a nossa confiança, afasta a ansiedade.

O caminho que temos à nossa frente é melhor do que aquele de onde vimos (a Torre - destruição, dor e dissolução).

Lembremo-nos ainda de que cada Estrela que existe na nossa vida, é uma inspiração e que pode surgir de diversas formas... um amigo que nos orienta, um acontecimento que nos inspira...

Hoje é um dia de serenidade, de calma, de confiança.
Vamos parar um pouco, respirar fundo e preprar-nos para seguir as orientações que estão à nossa espera